quarta-feira, 19 de outubro de 2011

I Mostra Vida e Saúde



            Aconteceu no Instituto Estadual de Educação Maria Cristina – CIEP, a I Mostra Vida e Saúde. Esta mostra dos trabalhos culturais e recreativos foi a atividade de culminância do tema: “Sustentabilidade x ambiente”, desenvolvido durante o 1º trimestre. O referido tema está integrado ao projeto “Educação para Qualidade de Vida” que está sendo desenvolvido ao longo do ano letivo.

            A partir da leitura e discussão do texto “Ecologia na cabeça, no coração e nas mãos” realizado no 1º dia de aula, os professores em seus componentes curriculares procuraram integrar aos seus conteúdos a questão da sustentabilidade do planeta.

            A humanidade precisa conhecer o mundo em que vive, pois mora nele. E, para que a vida continue a existir precisamos entender como ele funciona e como o homem compartilha o planeta com as outras espécies. Entender o mundo nos permite fazer escolhas mais conscientes sobre estilo de vida, que inclui a conduta em relação ao uso sustentável.

            Diz um provérbio chinês:
            “Se quiser colher a curto prazo, plante cereais.
            Se quiser colher a longo prazo, plante árvores.
            Mas, se quiser colher para sempre, eduque crianças.”

            No primeiro momento as turmas realizaram apresentações artísticas enfatizando o tema ambiente, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre a necessidade da preservação ambiental. No teatro “O porco e o cavalo” teve a participação de aluno incluso, no caso cadeirante, ressaltamos a importância de adaptar e fornecer possibilidades para a participação de todos.


            Na sequência os alunos tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade o resultado de seus trabalhos através de dados estatísticos, maquetes e reciclagem de materiais, realizados sob a orientação de seus professores.

                A atividade deste dia foi também resultado da caminhada ecológica nos turnos manhã e tarde quando diferentes grupos de alunos visitaram alguns locais do município: CORSAN, Parque de Rodeios, Roda d’ Água na propriedade da família Krupp e praça com o objetivo de analisar e interagir nos ambientes com olhar crítico e consciência de preservação. A escola agradece aos responsáveis que receberam os alunos na caminhada.
            Nosso objetivo com estas atividades foi e é a sensibilização dos seres humanos de que o Planeta Terra nos foi emprestado por certo período de tempo e que não somos em absoluto, donos do mesmo, mas sim responsáveis por nossos atos e pelas consequências dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário